Dos Imortais I

Uma coisa que me impressiona além da notoriedade de um gênio, muitas vezes é a sua personalidade, seu caráter - digo isso por trabalhar também em meio artístico. É comum gerarmos em nossas ideias que o ídolo que admiramos é dotado de tamanha sensibilidade em sua arte, que te comove as vezes ate deixando em prantos por tamanho dom de tocar a sua alma. Mas em muitos casos somos nós quem construímos esses "heróis". É quando nos deparamos com um ídolo de cara podemos ter acesso a verdade, onde existe um contraste, nítido e absurdo, entre sensibilidade e insensibilidade, em tons de rudez e hostilidade, quando nos deparamos com a real proliferação que amana dentro desses seres magníficos que visávamos serem seres perfeitos dotados de uma sensibilidade descomunal. Existem muitos na historia, mas pra mim nenhum tão impressionante quanto Beethoven. "Os Relatos dos contemporâneos são implacáveis: para ele, o compositor era feio, malvestido e até repulsivo de tão sujo..." .*
Aparentemente ao conhecer Beethoven, (o meu escritor e poeta favorito), Wolfgang von Goethe comentou com um amigo: "Seu talento impressionou-me , mas infelizmente tem uma personalidade indomesticada. Não está de todo errado ao considerar o mundo repulsivo, mas sem dúvida não faz esforços para torná-lo mais agradável para ele ou para outros. Deve-se mostrar-lhe compaixão, pois está perdendo a audição, coisa que afeta menos seu lado musical que o social."*
Beethoven estendia sua sensibilidade para além das suas obrar atemporais. Existem relatos de cartas escritas por ele a sua intitulada "Amada Imortal" (nome até de um filme A Minha Amada Imortal).
Como romântico assumido, fã de Beethoven, e curioso por cartas intimas de meus ídolos, gostaria de compartilhar duas cartas que expressam (mais ainda) a sensibilidade que existia em sua alma, que transbordava no talento e se estendia materializando nas mãos desse gênio imortal que um dia andou por terra!


Ludwig Van Beethoven Sonata Para Piano n. 14 [Moonlight]




Manhã de 6 de julho [de 1812]

Meu anjo, meu tudo, meu ser. Apenas algumas palavras hoje, à lápis (o seu). Até amanhã a minha morada estará definida. Que desperdício de tempo. Por que [sinto] esta tristeza profunda quando a necessidade fala? Pode o nosso amor resistir ao sacrifício, em não exigir a totalidade um do outro? Pode mudar o fato de que você não é toda minha nem sou todo seu? Oh, Deus! Olhe para a beleza da natureza e conforte o seu coração com o que deve ser. O amor exige tudo e com razão. Assim, eu estou em você e você em mim. Mas você se esquece facilmente que preciso viver para mim e para você. Se estivéssemos completamente unidos, você sentiria esta dor tão próxima quanto eu sinto. A minha viagem foi terrível; só cheguei ontem às 4 horas da manhã, uma vez que na falta de cavalos, o cocheiro escolheu um outro caminho, mas que caminho terrível. Na penúltima parada fui avisado para não viajar à noite, fiquei com medo da floresta, e isso só me deixou mais ansioso – e eu estava errado. O cocheiro precisou parar na estrada infeliz, uma estrada imprestável e barrenta. Se estivesse sem os apetrechos que levo comigo teria ficado preso na estrada. Esterhazy, percorrendo este caminho habitual, teve o mesmo destino com oito cavalos que eu tive com quatro. Senti algum prazer nisso, como sempre sinto quando supero com sucesso as dificuldades. Agora uma rápida mudança das coisas externas para as internas. Provavelmente nos veremos em breve, mas hoje não posso compartilhar contigo os pensamentos que tive durante estes poucos dias dias sobre a minha vida. Se os nossos corações estivessem sempre juntos, eu não teria nenhum deles. O meu coração está repleto de coisas que gostaria de dizer-te. Ah. Há momentos que sinto esse discurso não ser nada. Alegre-se. Você permanece [sendo] a minha verdade, o meu tesouro, o meu tudo como eu sou o teu. Os deuses devem nos mandar o restante, aquilo que deve ser para nós e será.
 Seu fiel Ludwig.


Bom dia, em 7 de julho [de 1812]

Embora ainda esteja na cama, os meus pensamentos vão até você, minha Amada Imortal, agora felizes, depois tristes, esperando para saber se o destino nos ouvirá ou não. Eu só posso viver completo contigo ou não viver. Sim, estou decidido a vaguear assim por muito tempo longe de você até que possa voar para os seus braços e dizer que estou em casa, e poder enviar a minha alma envolta em você ao reino dos espíritos. Sim, isto deve ser tão infeliz. Você será mais contida quando souber da minha fidelidade à você. Outra jamais poderá ter o meu coração, nunca, nunca, Oh, Deus! Por que um precisa estar separado do outro quando se ama. E, no entanto, a minha vida em Viena é agora uma vida miserável. O teu amor me faz ao mesmo tempo o mais feliz e infeliz dos homens. Na minha idade eu preciso de estabilidade, de uma vida tranqüila. Pode ser assim na nossa relação? Meu anjo, acabo de ser informado que o carteiro sai todos os dias. Por isso devo terminar logo para que você possa receber a carta logo. Fique tranqüila, somente através da consideração tranqüila de nossa existência podemos atingir o objetivo de vivermos juntos. Fique tranqüila, me ame, hoje, ontem, desejos sofridos por você, você, você, minha vida, meu tudo, adeus. Oh, continue a me amar, jamais duvide do coração fiel de seu amado.
Sempre teu
Sempre minha
Sempre nosso.


*fonte tirada da revista Bravo 100/Música Erudita

2 comentários:

Aaaaaahhh meu Deus que coisa lindaaaaa!!!
Incrível meu mais novo e caro amigo, como temos gosto semelhante.
Beethoven é meu compositor favorito e o que me fez atrair mais por conhecer suas obras, foi esse jeito tempestivo. Era uma pessoa exaltada e pessoas assim, são pura sensibilidade.
Como pode um homem tão grosso com outras pessoas, amar e se expressar dessa forma a amada!? Muito lindo. Compunha e amava com alma. Gênio.
Amei seu post. Linda a música que escolheu.
Parabéns e um lindo fim de semana. Bjs.

 

Pois é Laura, isso também sempre me intrigou, alias qualquer forma de sensibilidade me intriga!
Beethoven é um dos meus preferidos (talvez ate o mais)!
obrigado pelo "mais novo e caro amigo" fiquei feliz ao ler isso de verdade, e que maravilha que essas afinidades nos proporciona!
obrigado sempre pela visita, volte sempre hehehe
bjus
Artur

 

Postar um comentário