Da Liquidez Dos Relacionamentos


                                                                                persistences of memory - Salvador Dali

A magia romântica do amor dissolveu se na velocidade da vida dinâmica em que vivemos na vertiginosa era da alta tecnologia. Por temermos a proximidade com o outro, preferimos entao abrir mão das relações amorosas concretas para adentrarmos na dimensão das relaçoes virtuais. Conforme os dizeres de Zygmunt Bauman, “ e preciso diluir as relações para que possamos consumir las.”

O mundo virtual, que deveria proporcionar a aproximação entre os indivíduos, acaba então motivando ainda mais a ruptura interpessoal!

7 comentários:

Acredito Artur, que de alguma forma, pra algumas pessoas ele propicia exatamente aquilo que elas têm condições de administrar no momento, ou por não quererem ou por não conseguirem. Sendo assim acredito que seja válido, mesmo não sendo ideal ou mesmo saudável. De alguma forma, ainda é algum tipo de relacionamento, preferível ao não ter relacionamento algum...

 

Pois então Muriel é muito plausível tudo isso que vc escreveu! Mas eu vejo toda essa "modernidade" como que uma agonia pro romantismo, que anseia pelos encontros e principalmente pela pele! Vejo nessa liquidez das relações, meio que um comodismo, uma fuga da realidade, dos vazios que de uma vida social/amorosa não tão bem resolvida! Eu Artur, já aderi esse chamado "relacionamento de bolso" mas confesso que so me trouxa mais angustias, pq eu acredito que nada substitui o calor humano, nem o da tela de um computador, nem o da bateria de um celular!

obrigado pelo comentário Muriel, vc sempre muito querida por mim!

 

Vc tb é muito querido. Adoro vir aqui e no outro blog ler as coisas q vc escreve ou mesmo que seleciona para por. São humildes opiniões as minhas, vc sabe.

 

Acho que não é o mundo virtual que nos afasta. Acho que simplesmente as pessoas estão voltando a ser "bichos".
Bjs querido.

 

Acho que esse é um tema bem delicado. Acho que o mundo virtual tem sim suas desvantagens, mas tem outras tantas vantagens. É como se prender nos muros de casa e não viver no mundo real por temer a violência. Nada se compara a relacionamentos reais, mas conhecer pessoas fora dos limites de nossa cidade é ótimo.
Claro, não defendo relacionamentos virtuais, aliás, acho-os meio irreais e, quem sabe, desesperados. Mas cada um é cada um, não é o que dizem? Cada um faz de sua vida o que quiser e vive do modo que melhor lhe apetece. Eu defendo um equilíbrio entre tudo, mundo virtual e real. O problema é que nem todos conseguem isso, não é? Mas, infelizmente, não podemos acertar toda a humanidade do modo que nos parece certo.
De qualquer forma, a discussão é sempre válida. Gostei!

 

Artur,

Penso que a virtualidade é um instrumento, se usado para ampliar nosso conhecimento e como uma das formas possíveis para fazermos contato com o outro, que não substitui outras formas de estar junto, é válido, acrescenta. Ao contrário, se usado como fuga, é uma defesa emocional e impedimento de vivermos nossa verdade.

Vai gostar de ler o livro do Bauman.

Te convido a ler um post meu anterior ao que leu "Sobre o Amor"
http://anafariaspsicologa.blogspot.com/2011/08/o-que-e-o-amor-onde-vai-dar-porque-me.html

Grande abraço e um ótimo começo de semana pra você,

Anna Amorim

 

Texto perfeito! Identificada! rs

 

Postar um comentário